Entrar
Entrar

Memória e inteligência organizacional: conquiste as melhores métricas de todos os tempos

A constante evolução do mercado e as informações acessíveis para todas as empresas têm acirrado a concorrência e elevado o nível de competição.

Para acompanhar as mudanças e se manter no mercado as organizações precisam transpor um grande obstáculo: se adequar a era do conhecimento. Podemos afirmar que conhecimento e o tempo serão fatores determinantes para o sucesso de qualquer negócio.
 



Quanto mais as empresas crescem, mais problemas surgem. Então como se livrar destes problemas rotineiros e se adaptar com velocidade? Porque os problemas são resolvidos e reaparecem com o tempo? São tantas perguntas como caminhos, tantas que mais parecem labirintos, no entanto, um caminho é certo, a construção e gestão da memória e inteligência organizacional.

Muitas das vezes o conhecimento, ou seja,  “know-how” das organizações se perdem com o tempo ou por falha na disseminação da informação. Problemas que já foram resolvidos reaparecem a assombrar a vida destas empresas. Lado outro, quando as organizações registram suas melhores práticas e as compartilham de forma uniforme, o engajamento da equipe aumenta, os problemas diminuem e como resultado as métricas positivas são alcançadas.

Vamos detalhar melhor este conceito memória e inteligência organizacional:

  • Memória é a experiência acumulada.
  • Inteligência são as decisões tomadas a partir da memória adquirida.

Portanto, a memória e inteligência organizacional precisa de um cérebro para se fazer acontecer, neste caso a plataforma é o cérebro que armazena o conhecimento de forma segura e privada, a memória é o conhecimento coletado pelos colaboradores, por fim, a inteligência organizacional são as decisões baseada na memória, que por sua vez serão mais assertivas e inteligentes devido a oportunidade de melhorias continuas e conhecimento.

A construção da memória organizacional é o ponto chave para o crescimento do negócio, mas vale ressaltar, que não basta apenas a construção da memória, a manutenção é tão importante quanto a construção ou até mais, pois, através da manutenção que os ajustes e as melhorias continuas acontecem, e consequentemente as melhores técnicas e resultados serão alcançados.

Afinal, a única fonte de vantagem competitiva e sustentável é a capacidade de aprender mais rápido que seus concorrentes.

O que impede o crescimento das empresas nem sempre é o produto e ou serviço, comercial, financeiro, logística, sac, marketing, recursos humanos, ou em qualquer outro departamento, e sim em todos eles, pois sem o conhecimento uniforme das áreas o trabalho não rende, a construção do conhecimento colaborativo é a verdadeira vantagem competitiva para o os negócios. 

Portanto, criando e disseminando a memória e inteligência organizacional em sua empresa, seu time estará mais preparado para vencer a concorrência e apto para conquistar as melhores métricas de todos os tempos.                                                                                                                                   

Como implementar a memória e inteligência organizacional no meu negócio?

Primeiramente, escolha uma plataforma para construção e gestão da memória e inteligência organizacional, vale ressaltar que o sistema deve auxiliá-lo a criar conhecimento e dissemina-lo de forma uniforme e pessoal. Em seguida, um bom caminho é começar a implantação em apenas um departamento, logo, todos os desafios e barreiras serão quebradas e a implementação para os demais setores será muito mais fácil, inclusive com novos apoiadores da gestão transparente e sustentável.